Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/20.500.12940/11609
TítuloEnchiridion militis Christiani... Cui accessit de praeparatione ad mortem, libellus. Epistola exhortatoria ad capessendam virtutem. Concio de puero Iesu. Epostulatio Iesu. Ode de casa natalitia pueri Iesu
Autor(es)Erasmo, Desidério, 1466?-1536
ContribuidorGryphius, Sebastian, c. 1492-1556
Palavras-chaveCristianismo
Manual do cavaleiro cristão
Amor espiritual
Virtudes cristãs
Ode natalícia
Data1538
EditoraApud Seb. Gryphium
DescriçãoEste livro é uma reunião antológica, sob uma mesma página de rosto, de algumas obras de Erasmo. A primeira, "Enchiridion Militis Christiani, foi escrita durante uma estadia no castelo de Tournehem, perto de Saint-Omer, no norte da França, onde Erasmo encontrou um soldado um pouco selvagem, embora amável, que era conhecido do seu grande amigo Battus. A mulher do soldado, envergonhada com o comportamento pouco civilizado do marido, pediu a Battus que intercedesse junto de Erasmo para que escrevesse um texto capaz de convencer o soldado da necessidade de se corrigir. O trabalho resultante foi depois aprofundado por Erasmo que o veio a publicar sob o título "Enchiridion militis Christiani", um apelo aos cristãos para que ajam de acordo com a fé cristã, em vez de meramente realizar os ritos necessários. Tornou-se uma das obras mais influentes de Erasmus.
A antologia inclui ainda uma epístola de Erasmo, "Epistola exhortataria ad capessendam uritutem", que se pode traduzir por "Carta de incentivo à busca da virtude", um sermão ao menino Jesus, "Concio de puero Jesu", uma oração, "Expostulatio Jesu" (Preciso de Jesus) e uma ode de natal, "Ode de casa natalitia pueri Jesu".
História documentalPertence à biblioteca particular doada por Manuel Carlos Neves ao município de Vila Verde. A edição original impressa desta obra inclui uma raríssima edição de 1542 do "De Preparatione ad mortem", que Erasmo escreveu em resposta a uma solicitação de Thomas Boleyn, o pai de Ana Bolena, segunda mulher de Henrique VIII. Esta extraiu-se da versão digital desta obra e foi publicada na AquaLibri autonomamente, devido à sua extrema raridade e ao facto de se constituir como uma obra independente, publicada posteriormente, com paginação própria e impressa numa outra tipografia, tornando-a assim mais visível para o público.
Entidade detentoraBiblioteca Municipal Prof. Machado Vilela, Vila Verde
URIhttps://hdl.handle.net/20.500.12940/11609
TipoLivro antigo
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BPMV - Livro antigo

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Enchiridion Militis Chri.pdfEnchiridion Militis Christiani - Erasmo de Roterdão - 15388.31 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons