Preservamos o património e promovemos o seu conhecimento. Alimentamos a memória e a identidade locais e regionais, tornando-nos universais.
Chamamo-nos AquaLibri porque queremos, a um tempo, lembrar a origem latina da nossa língua, destacar a identidade de uma região atravessada pelo belo Rio Cávado e simbolizar a ideia do conhecimento como um rio que corre e flui para o mar, onde se espraia, transforma e enriquece.
Queremos que todas e todos tenham acesso ao património bibliográfico e documental da nossa região: para conhecerem e aprenderem, para a investigação ou o trabalho, por simples curiosidade ou pura diversão.
A memória que trazemos até vós é coletiva: nasce das coleções das bibliotecas de leitura pública de Amares, Barcelos, Braga, Esposende e Vila Verde, do Município de Terras de Bouro e da Comunidade Intermunicipal do Cávado e cresce e desenvolve-se com a participação dos cidadãos e das instituições que connosco queiram colaborar.
A memória que trazemos até vós é criativa: queremos que seja aproveitada para inspirar e criar novo conhecimento, novas formas de arte e literatura, olhares originais sobre o passado, que iluminem o presente e alimentem o futuro.
A memória que trazemos até vós é emotiva: transporta-nos para o mais profundo da nossa identidade, inspira sonhos, ajuda-nos a compreender quem somos para melhor compreendermos a diversidade de que se compõe o mundo.
A memória que trazemos até vós é aberta: usamos um software aberto e a maior parte dos nossos recursos pode ser livremente utilizada, adaptada, fundida com outras obras. E como será bom ver as histórias, as ilustrações, as exposições, as aplicações, gifs e outras habilidades que, a seu tempo, nascerão dos recursos da AquaLibri!
A memória que trazemos até vós é contemporânea: utilizamos a tecnologia e o ambiente digital para permitir o armazenamento, a preservação e o acesso, para promover a interoperabilidade com outros sistemas, para inovar, para enriquecer o conhecimento comum, servindo de fonte de informação e conhecimento para a investigação, o estudo e a aprendizagem e para expandir o alcance e o impacto dos recursos que disponibilizamos.
A memória que trazemos até vós é um universo em construção: produzimos memória todos os dias e, fazendo reviver o passado, queremos também consolidar o presente, ligando a tradição à inovação e criando condições para a preservação e a promoção da memória futura.
Começamos com mais de 10.000 itens do nosso património cultural: jornais e revistas, fotografias, postais, livros e folhetos, manuscritos, trabalhos científicos, mapas, cartazes, audiovisuais e documentos sonoros que retratam a região do Cávado em toda a sua diversidade e recuam longe no tempo.
O nosso maior desejo é que o património cultural se torne cada vez mais próximo dos cidadãos e das cidadãs, e que o seu conhecimento e usufruto sejam fonte de melhor qualidade de vida e coesão social.