Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/20.500.12940/11609
TitleEnchiridion militis Christiani... Cui accessit de praeparatione ad mortem, libellus. Epistola exhortatoria ad capessendam virtutem. Concio de puero Iesu. Epostulatio Iesu. Ode de casa natalitia pueri Iesu
Author(s)Erasmo, Desidério, 1466?-1536
Other responsabilitiesGryphius, Sebastian, c. 1492-1556
KeywordsCristianismo
Manual do cavaleiro cristão
Amor espiritual
Virtudes cristãs
Ode natalícia
Date1538
PublisherApud Seb. Gryphium
DescriptionEste livro é uma reunião antológica, sob uma mesma página de rosto, de algumas obras de Erasmo. A primeira, "Enchiridion Militis Christiani, foi escrita durante uma estadia no castelo de Tournehem, perto de Saint-Omer, no norte da França, onde Erasmo encontrou um soldado um pouco selvagem, embora amável, que era conhecido do seu grande amigo Battus. A mulher do soldado, envergonhada com o comportamento pouco civilizado do marido, pediu a Battus que intercedesse junto de Erasmo para que escrevesse um texto capaz de convencer o soldado da necessidade de se corrigir. O trabalho resultante foi depois aprofundado por Erasmo que o veio a publicar sob o título "Enchiridion militis Christiani", um apelo aos cristãos para que ajam de acordo com a fé cristã, em vez de meramente realizar os ritos necessários. Tornou-se uma das obras mais influentes de Erasmus.
A antologia inclui ainda uma epístola de Erasmo, "Epistola exhortataria ad capessendam uritutem", que se pode traduzir por "Carta de incentivo à busca da virtude", um sermão ao menino Jesus, "Concio de puero Jesu", uma oração, "Expostulatio Jesu" (Preciso de Jesus) e uma ode de natal, "Ode de casa natalitia pueri Jesu".
Documentary historyPertence à biblioteca particular doada por Manuel Carlos Neves ao município de Vila Verde. A edição original impressa desta obra inclui uma raríssima edição de 1542 do "De Preparatione ad mortem", que Erasmo escreveu em resposta a uma solicitação de Thomas Boleyn, o pai de Ana Bolena, segunda mulher de Henrique VIII. Esta extraiu-se da versão digital desta obra e foi publicada na AquaLibri autonomamente, devido à sua extrema raridade e ao facto de se constituir como uma obra independente, publicada posteriormente, com paginação própria e impressa numa outra tipografia, tornando-a assim mais visível para o público.
Owner entityBiblioteca Municipal Prof. Machado Vilela, Vila Verde
URIhttps://hdl.handle.net/20.500.12940/11609
TypeAncient book
AccessOpen Access
Appears in CollectionsBPMV - Livro antigo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Enchiridion Militis Chri.pdfEnchiridion Militis Christiani - Erasmo de Roterdão - 15388.31 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons