Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/20.500.12940/12955
TítuloUma comunidade rural minhota em inícios do século XX : a ação política e administrativa de Amares (1900 aos finais dos anos 30)
Outro(s) título(s)A rural minhota community in the early 20th century: political and administrative action of Amares (1900 to late ' 30)
Autor(es)Costa, Anabela
Contribuidorda Cunha Moura Ferreira, Maria de Fátima, orientadora
Palavras-chaveAmares - 1900-1940
Administração local de Amares - 1900-1940
Poder local - Amares
História Local
Municipalismo
DataOut-2012
DescriçãoA exposição do estudo desenvolvido, no âmbito do curso de 2.º Ciclo do Mestrado em História, propõe-se fazer uma apresentação do Município de Amares, nos inícios de século XX até aos finais da década de trinta, dentro do contexto sociopolítico que compreende este período. Anuncia-se, primeiramente, o enquadramento político e administrativo do município português no contexto histórico que abarca as primeiras quatro décadas do século XX. Pretende-se apresentar a caracterização socioeconómica, política e administrativa de um concelho minhoto, localizado no distrito de Braga, na sub-região do Cávado, bem como, uma análise das dinâmicas procedentes da administração dos órgãos do poder local, especificamente da Câmara Municipal de Amares, onde os vetores chave focalizam-se na dinamização da economia, na construção, na manutenção da ordem e segurança pública, na higiene e saúde pública, na assistência e no fomento da instrução e educação. O Município de Amares aparece no contexto do seu território enquanto símbolo do poder local e representação do poder central. Observa-se a integração da administração local na ordem estatal, a relação do poder local com o poder regional e central, no quadro das configurações político-administrativas locais que atravessam o âmbito cronológico da investigação, dos finais da Monarquia Constitucional, durante a República, até à implementação do Estado Novo. É aqui apresentado, ainda, um mapeamento das elites locais e o seu papel na mediação entre o poder central e regional e a comunidade local. Assim como, a referência das instituições e associações locais mencionadas nas fontes consultadas.
Informações adicionaisDissertação de mestrado em História
Entidade detentoraBiblioteca Municipal Francisco de Sá de Miranda
URIhttps://hdl.handle.net/20.500.12940/12955
TipoDissertação de mestrado
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BMA - Teses e dissertações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Uma comunidade rural minhota em inícios do século XX_Dissertação de Mestrado.pdfDissertação de Mestrado em História sobre a administração local do concelho de Amares no início do século XX7.39 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons