Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/20.500.12940/1169
TítuloDificuldades de aprendizagem na leitura: um estudo de caso em escolas de Vila Verde (Portugal)
Autor(es)Rebelo, Maria da Conceição
Sola Martínez, Tomás
Cáceres Reche, Maria Pilar
Palavras-chaveAprendizagem da leitura
Vila Verde
Primeiro ciclo - Ensino básico
Avaliação da leitura oral
Avaliação da leitura silenciosa
Data2013
CitaçãoRebelo, M., Sola Martínez, T., & Cáceres Reche M. P. (2013). Dificuldades de aprendizagem na leitura: um estudo de caso em escolas de Vila Verde (Portugal). "Eduser - Revista de Educação", 5 (1).
DescriçãoO principal objetivo deste trabalho é identificar as principais características da leitura oral e da leitura silenciosa de alunos que terminam o Primeiro Ciclo do Ensino Básico, nas escolas oficiais do concelho de Vila Verde, distrito de Braga. A tipologia de dificuldades na leitura implica a sua categorização em dificuldades específicas na aprendizagem da leitura e em dificuldades gerais na aprendizagem da leitura. Neste estudo, participaram 32 alunos distribuídos, equitativamente, por género e por tipologia de turma (homogénea e heterogénea). A recolha dos dados assentou na aplicação do subtestes de análise da leitura oral e do subteste de análise da leitura silenciosa do teste psicométrico Teste de Análise de Lectoescritura (T.A.L.E). Os resultados sugerem que, de um modo geral, os alunos em estudo revelam resultados abaixo do esperado para o nível de escolaridade que frequentam.
URIhttps://hdl.handle.net/20.500.12940/1169
TipoArtigo científico
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BPMV - Estudos Científicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A4.pdfDificuldades de aprendizagem na leitura: um estudo de caso em escolas de Vila Verde (Portugal)403.18 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons