Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/20.500.12940/1169
TitleDificuldades de aprendizagem na leitura: um estudo de caso em escolas de Vila Verde (Portugal)
Author(s)Rebelo, Maria da Conceição
Sola Martínez, Tomás
Cáceres Reche, Maria Pilar
KeywordsAprendizagem da leitura
Vila Verde
Primeiro ciclo - Ensino básico
Avaliação da leitura oral
Avaliação da leitura silenciosa
Date2013
CitationRebelo, M., Sola Martínez, T., & Cáceres Reche M. P. (2013). Dificuldades de aprendizagem na leitura: um estudo de caso em escolas de Vila Verde (Portugal). "Eduser - Revista de Educação", 5 (1).
DescriptionO principal objetivo deste trabalho é identificar as principais características da leitura oral e da leitura silenciosa de alunos que terminam o Primeiro Ciclo do Ensino Básico, nas escolas oficiais do concelho de Vila Verde, distrito de Braga. A tipologia de dificuldades na leitura implica a sua categorização em dificuldades específicas na aprendizagem da leitura e em dificuldades gerais na aprendizagem da leitura. Neste estudo, participaram 32 alunos distribuídos, equitativamente, por género e por tipologia de turma (homogénea e heterogénea). A recolha dos dados assentou na aplicação do subtestes de análise da leitura oral e do subteste de análise da leitura silenciosa do teste psicométrico Teste de Análise de Lectoescritura (T.A.L.E). Os resultados sugerem que, de um modo geral, os alunos em estudo revelam resultados abaixo do esperado para o nível de escolaridade que frequentam.
URIhttps://hdl.handle.net/20.500.12940/1169
TypeScientific article
AccessOpen Access
Appears in CollectionsBPMV - Estudos Científicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A4.pdfDificuldades de aprendizagem na leitura: um estudo de caso em escolas de Vila Verde (Portugal)403.18 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons