Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/20.500.12940/1169
Title: | Dificuldades de aprendizagem na leitura: um estudo de caso em escolas de Vila Verde (Portugal) |
Author(s): | Rebelo, Maria da Conceição Sola Martínez, Tomás Cáceres Reche, Maria Pilar |
Keywords: | Aprendizagem da leitura Vila Verde Primeiro ciclo - Ensino básico Avaliação da leitura oral Avaliação da leitura silenciosa |
Date: | 2013 |
Citation: | Rebelo, M., Sola Martínez, T., & Cáceres Reche M. P. (2013). Dificuldades de aprendizagem na leitura: um estudo de caso em escolas de Vila Verde (Portugal). "Eduser - Revista de Educação", 5 (1). |
Description: | O principal objetivo deste trabalho é identificar as principais características da leitura oral e da leitura silenciosa de alunos que terminam o Primeiro Ciclo do Ensino Básico, nas escolas oficiais do concelho de Vila Verde, distrito de Braga. A tipologia de dificuldades na leitura implica a sua categorização em dificuldades específicas na aprendizagem da leitura e em dificuldades gerais na aprendizagem da leitura. Neste estudo, participaram 32 alunos distribuídos, equitativamente, por género e por tipologia de turma (homogénea e heterogénea). A recolha dos dados assentou na aplicação do subtestes de análise da leitura oral e do subteste de análise da leitura silenciosa do teste psicométrico Teste de Análise de Lectoescritura (T.A.L.E). Os resultados sugerem que, de um modo geral, os alunos em estudo revelam resultados abaixo do esperado para o nível de escolaridade que frequentam. |
URI: | https://hdl.handle.net/20.500.12940/1169 |
Type: | Scientific article |
Access: | Open Access |
Appears in Collections | BPMV - Estudos Científicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A4.pdf | Dificuldades de aprendizagem na leitura: um estudo de caso em escolas de Vila Verde (Portugal) | 403.18 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License