Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/20.500.12940/11096
TitleSeguro de Vidas: esboço histórico, económico e jurídico
Author(s)Vilela, Álvaro da Costa Machado, 1871-1956
KeywordsSeguros de vida
Direito comercial
Seguros
Política de seguros
Date1898
PublisherImprensa da Universidade
CitationVilela, Álvaro Machado (1898). Seguro de Vidas. Coimbra: Imprensa da Universidade.
Description“Seguro de vidas: esboço histórico, económico e jurídico” é um estudo desenvolvido e apresentado pelo professor Machado Vilela no concurso para lente substituto da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Este trabalho é também um dos primeiros testemunhos escritos das preocupações sociais de Machado Vilela, numa época em que os seguros eram a única forma de os mais desfavorecidos conseguirem garantir, através do investimento de poupanças, alguma segurança para a velhice.
Other informationsNo ano seguinte à apresentação do estudo, em 1899, as preocupações sociais de Machado Vilela teriam concretização no início da sua colaboração com a Misericórdia de Coimbra, sendo eleito como secretário da mesa, cargo que desempenharia durante dois mandatos antes de se tornar, ele próprio, Provedor.
Documentary historyContém dedicatória autógrafa, na página de título: “Ao seu bom irmão Antonio // com mto afecto // off.e o auctor”. Documento integrado na Biblioteca Particular do Prof. Machado Vilela.
Owner entityBiblioteca Municipal Prof. Machado Vilela, Vila Verde
URIhttps://hdl.handle.net/20.500.12940/11096
TypeBook
AccessOpen Access
Appears in CollectionsBPMV - AMV - Obras de Álvaro Machado Vilela

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Seguro de Vidas_Esboço histórico, econômico e juridico_1898.pdfSeguro de Vidas (1898). Vilela, Álvaro Machado, 1871-19567.71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons