
Cultura IIIDiário do Minho QUARTA-FEIRA, 18 de novembro de 2015

4. Uma nova censura

Fez-se o 25 de Abril para que a 
Comunicação Social passasse 
a trabalhar em plena liberdade. 
Puro engano! Pôs-se termo ao 
sistema de censura prévia, que 
vigorava no regime deposto, mas 
sucedeu-lhe uma outra censura. 
O PREC – Processo Revolu-
cionário em Curso foi um período 
em que «o PCP ditava regras nas 
redações», como recorda Dinis de 
Abreu («Sol», 17 de julho de 2015). 
E acrescenta:
«Foi por essa altura que Sarama-

go – ainda muito longe de ser 
Nobel – mandou como quis na 
direção do “Diário de Notícias”, 
saneou jornalistas, escreveu edi-
toriais incendiários, exerceu uma 
censura férrea sobre quem se lhe 
opusesse. Não foi o único.
À sombra dos revolucionários mi-
litares de esquerda e sob a batuta 
de Cunhal, tomaram-se os jornais 
de assalto – incluindo, literalmen-
te, o velho “República”, um título 
que era o refúgio da oposição ao 
regime de Salazar-Caetano».
 
Lembro alguns testemunhos, que 

me parecem muito elucidativos:

«Apareceram novas formas de 
censura interna. Há grupos de 
trabalhadores que, pelas funções 
que desempenham, não deveriam 
interferir na política editorial, mas 
que, todavia, o fazem. Considero 
que é um problema grave e terá 
de ser resolvido, mas reconheço 
que essas situações se têm veri-
fi cado».
Ministro Correia Jesuíno. «Repú-
blica», de 01 de abril de 1975.

Um comunicado do PPD dizia 

ser «imperioso que cessem as 
censuras internas dos homens 
de Informação e dos próprios 
tipógrafos, motivadas pelo secta-
rismo partidário».
«O Primeiro de Janeiro» de 10 de 
agosto de 1974.

«A imprensa em Portugal está 
prestando um mau serviço à 
revolução. Particularmente o 
Rádio Clube Português que só 
diz mentiras. Os poucos jorna-
listas bons que havia, depois de 
cinquenta anos de estarem es-
crevendo o que lhes mandavam e 
não o que queriam, acabaram por 
perder as ideias. O facto de terem 
agora liberdade não implica que 
as ideias venham de repente. 
Agora, a imprensa faz o mes-
mo que antes, mas em sentido 
contrário. Continuam a fabricar 
notícias, continua a censura»,
Galvão de Melo, em entrevista ao 
«Pueblo», de Madrid.
«República» de 19 de abril de 1975.

Após estas autorizadas declarações 
recordo um conjunto de factos ver-
dadeiramente esclarecedores:

Os trabalhadores da tipografi a do 
«Diário de Notícias» quiseram in-
terferir nos conteúdos do jornal.
Pedro Marques Gomes, «Os sa-
neamentos políticos no Diário de 
Notícias», pag. 48.

«Considerando que a maioria dos 
órgãos da Informação e, muito 
em especial, os fi nanciados pelo 
Estado, se encontram sob uma 
censura partidária que silencia ou 
calunia as lutas dos trabalhadores; 
Considerando que no «Diário 

de Notícias, a direção, chefi a e 
o próprio Conselho de Redação 
exercem censura interna;…»
De uma moção aprovada pelos 
jornalistas do Porto. 
«O Primeiro de Janeiro», 19 de 
agosto de 1975.

No dia 08 de agosto de 1975 foi 
cortada, na televisão, a notícia so-
bre o «Documento Melo Antunes».
«O Comércio do Porto», 08 de 
maio de 1975; «O Primeiro de 
Janeiro», 12 de agosto de 1975.

Cerca de 100 trabalhadores gráfi -
cos, reunidos em assembleia, na 
sede do seu sindicato, reafi rma-
ram a posição, já antes assumida, 
de se oporem à publicação, em 
Portugal, do livro «Depoimento», 
de Marcelo Caetano.
«Diário de Notícias», 09 de dez-
embro de 1974.

Os trabalhadores gráfi cos do 
Porto disseram que não compo-
riam o livro de Marcelo Caetano 
«Depoimento» por conside-
rarem que a sua publicação 
viria entravar o processo de 
democratização em curso.
«Diário de Notícias», 23 de de-
zembro de 1974.

Porque os tipógrafos se opuseram 
a que fosse composto em Portugal, 
vieram 50.000 exemplares do Brasil 
e outros tantos de Espanha. Resul-
tado: saíram do país 15 mil contos.
Os que vieram de Espanha foram 
impressos lá em língua portuguesa.
«Diário Popular», 19 de fevereiro 
de 1975.

Em plenário realizado em 06 de 

Memórias
de um jornalista (3)

POR

DOMINGOS

SILVA ARAÚJO

ANTIGO DIRETOR

DO “DIÁRIO DO MINHO”

Continuamos a publicar as “Memórias de um jornalista”, da autoria de Monsenhor Silva Araújo, que 

foi diretor do “Diário do Minho” durante 28 anos consecutivos. As 1.ª e 2.ª partes destas “memórias” foram 

publicadas nos dois últimos números deste caderno cultural (editados nos dias 4 e 11 do corrente mês).

«Saramago – ainda muito longe de ser Nobel – mandou como quis na direção 
do “Diário de Notícias”, saneou jornalistas, escreveu editoriais incendiários,
exerceu uma censura férrea sobre quem se lhe opusesse. Não foi o único.»



IV Diário do MinhoQUARTA-FEIRA, 18 de novembro de 2015Cultura

janeiro de 1975, com a presença 
de dois elementos da comissão 
diretiva do Sindicato, os trabalha-
dores da empresa ELO – Publici-
dade, Artes Gráfi cas, L.da, delibera-
ram, em continuação de decisões 
tomadas em assembleias gerais 
anteriores, opor-se «à manufactu-
ra de toda a literatura reacionária 
e que, portanto, seja obstáculo à 
democratização do País».
Isto consta de um comunicado 
onde, a terminar, se lê:
«Assim, dando um contributo 
concreto àquelas decisões, e com 
o apoio do Sindicato, os traba-
lhadores resolveram a não feitura 
do opúsculo que seria editado 
pela Portugália Editora, «M.F.A. 
– Movimento Revolucionário», e 
cujo autor é o general Galvão de 
Melo».
«Diário de Notícias», 07 de janei-
ro de 1975.

Raul Rego quis publicar o «Jornal 
do Caso República». Seria impres-
so nas ofi cinas de «O Setubalen-
se». A Comissão de Trabalhadores 
deste jornal não deixou. 
«Diário de Notícias», de 21 de 
maio de 1975.

Os trabalhadores do «Jornal de 
Notícias» protestaram em janeiro 
de 1975 contra a censura interna 
exercida pela Direção, em vigor 
desde 23 de dezembro. Termi-
naram a remessa de quaisquer 
textos ou provas à consideração 
exclusiva da Direção.
«Jornal de Notícias», 07 de janei-
ro de 1975.

A comissão de trabalhadores da 
empresa «O Século» impediu a 
distribuição de 15.000 exempla-
res do livro «Radiografi a Militar», 
da autoria de Manuel Barão da 
Cunha.
«Diário Popular», de 06 de maio 
de 1975.

5. Pressões
sobre jornalistas e jornais

Perfi lho a opinião de que, em 
grande medida, permanecem 
por estudar o comportamento 
dos meios de comunicação e as 
medidas que em relação a eles 
foram tomadas, no chamado 
PREC – Processo Revolucionário 
em Curso, que se prolongou 
de 25 de abril de 1974 a 25 de 
novembro de 1975. (Maria Iná-
cia Rezola, no prefácio ao livro 
de Pedro Marques Gomes «Os 
saneamentos políticos no Diário 
de Notícias», pag. 10). Pode ser 
um bom tema para trabalhos 
de mestrado dos Cursos de 
Comunicação Social.
Recordo algumas das medidas to-

madas contra jornalistas e contra 
jornais.

Setembro de 1974 – O «Jornal de 
Famalicão» foi suspenso por 30 
dias.
Motivo: a publicação do artigo: 
«A Imprensa Regional Injuriada». 
«O Comércio do Porto» de 20 de 
setembro de 1974.

Dezembro de 1974 – O «João 
Semana», de Ovar, foi suspenso 
por 60 dias.
Motivo: publicou em 02 de no-
vembro de 1974 vários artigos de 
que se destacam: «Foice e marte-
lo, símbolo sinistro» e «Para nos 
vermos livres do comunismo». 
«Diário de Lisboa», de 10 de dez-
embro de 1974.

23 de janeiro de 1975 – A 
Comissão Ad Hoc para a Im-
prensa, Rádio e Televisão decidiu 
suspender durante seis dias o 
«Diário do Minho». Era um sába-
do de manhã, quando recebi a 
notifi cação. Motivo: a reportagem 
de um comício do MRPP realiza-
do no dia 04 no Teatro Circo.
O Advogado Dr. Gama Lobo 
Xavier, de Guimarães, recorreu da 
decisão. O jornal continuou a pu-
blicar-se e por sentença de 05 de 
fevereiro o Tribunal julgou proce-
dente o recurso  e sem nenhum 
efeito a suspensão.

Fevereiro de 1975 – O «Atualida-
des» foi suspenso por quinze dias. 
Motivo: matéria contida num arti-

go sobre anomalias que se verifi -
cavam em Figueiró dos Vinhos. 
Um comunicado dos trabalha-
dores disse que foi uma gralha. 
Que logo no número seguinte, no 
dia 08, retifi cou o «Atualidades»  
o desagradável percalço, apre-
sentando, na primeira página, 
as necessárias desculpas, cons-
ciente da gravidade da situação 
e transcrevendo a frase correta 
após a inserção do lamentável 
termo «suborno» que substi-
tuiu «uma burla» ao ministro da 
Administração Interna. 
«Jornal de Notícias», de 15 de 
fevereiro de 1975.

18 de maio de 1975 – A Comissão 
de Trabalhadores da tipografi a do 
«República» suspendeu o dire-
tor e a chefi a da redação. Houve 
grande reação. As instalações 
foram seladas e o jornal deixou 
de se publicar.

10 de julho de 1975 – O «República» 
voltou a sair, dirigido por um militar: 
o Coronel Jorge Pereira Carvalho.

Outubro de 1975 – Um plenário 
de trabalhadores decidiu substituir 
o diretor e o chefe de Redação de 
«O Século», Adelino Tavares da 
Silva e Joaquim Benite, respeti-
vamente, por Robi Amorim e Luís 
Alves.

23 de dezembro de 1975 – O «Re-
pública» suspendeu a publicação. 
Motivo: O Conselho da Revolução 
aceitou o pedido de demissão 

do Coronel Pereira de Carvalho e 
determinou que os componentes 
da Comissão Administrativa da 
Editorial República deviam re-
gressar aos respetivos ramos das 
Forças Armadas.

27 de dezembro de 1975 – O «Re-
pública» suspendeu a publicação 
por decisão dos trabalhadores 
tomada em plenário.

Janeiro de 1976 – O Conselho da 
Revolução entregou o «Repúbli-
ca» à antiga Administração.

09 de março de 1976 – O Conse-
lho de Administração da «Edito-
rial República» tomou posse das 
instalações do jornal.

Julho de 1974 – O «Revolução», 
porta-voz do Partido Revolu-
cionário do Proletariado – Briga-
das Revolucionárias, foi multado 
em cinco mil escudos. Motivo: 
um artigo publicado no dia 05, 
«Um Documento contra a guerra 
colonial», foi considerado como 
contendo incitamentos diretos à 
desobediência Militar. 
«A Capital», de 16 de julho de 1974.

«A Capital» informou em 04 de 
julho de 1974 ter-lhe sido aplica-
da uma multa de cem contos por 
causa de uma reportagem publi-
cada em 29 de junho.

Agosto de 1974 – Suspenso por 
dois dias o «Diário de Lisboa». 
Motivo: uma reportagem, com 

referências militares, relativas a 
uma manifestação anticolonialis-
ta promovida pelo MRPP. 
«O Primeiro de Janeiro», de 02 de 
agosto de 1974.

«A Capital» foi suspenso por dois 
dias. Motivo: uma reportagem 
com referências militares, relati-
vas a uma manifestação anticolo-
nialista promovida pelo MRPP. 
«O Primeiro de Janeiro», de 02 de 
agosto de 1974.

Setembro de 1974 – O jornal 
«Consciência Nacional» foi 
suspenso por 30 dias. Motivo: 
comentários feitos a propósito do 
projeto de lei eleitoral.

«O Raio» foi multado em cinco 
contos. Motivo: um desenho 
satírico a respeito do General 
Galvão de Melo, publicado em 09 
de setembro de 1974. 
«Jornal de Notícias», de 19 de 
setembro de 1974; «Expresso», de 
21 de setembro de 1974.

16 de setembro de 1974 – Suspen-
so por 60 dias o jornal «Tempo 
Novo». Motivo: Carta aberta ao Bri-
gadeiro Otelo Saraiva de Carvalho. 
«O Comércio do Porto», de 17 de 
setembro de 1974.
O diretor, José Hipólito Raposo, 
detido em 01 de outubro, esteve 
na prisão de Caxias até 07 de 
novembro. 

Outubro de 1974 – O «Diário de 
Lisboa» foi multado em 25 contos. 
Motivo: na notícia «Retiradas as 
lápidas do Largo Ribeiro dos San-
tos» transcreveu excertos de um 
comunicado de um movimento 
político onde se afi rmava servirem, 
os atuais órgãos de soberania do 
país, propósitos partidários. 
«Diário de Notícias», de 31 de 
outubro de 1974. 

Multado em 25 contos o «Ex-
presso». Motivo: existência de 
inexatidões numa notícia publi-
cada em 07 de setembro e sub-
ordinada ao título: «105 ofi ciais 
da Armada obrigados a passar à 
reserva». 
«O Primeiro de Janeiro», de 19 de 
outubro de 1974.

18 de outubro de 1974 – O 
«Comércio do Funchal» foi sus-
penso por 30 dias. Motivo: no jor-
nal de 10 de outubro publicou uma 
carta de um soldado, denunciando 
a situação existente nos quartéis.

Novembro de 1974 – Multado em 
50 contos o «Expresso». Motivo: 
no número de 01 de novembro 
de 1974 publicou uma local com 
o título: «Hierarquia em questão 

“23 de janeiro de 1975 – A Comissão Ad Hoc para a Imprensa, Rádio e Televisão decidiu 
suspender durante seis dias o «Diário do Minho». Era um sábado de manhã, quando 

recebi a notifi cação. Motivo: a reportagem de um comício do MRPP realizado no dia 04 
no Teatro Circo. O Advogado Dr. Gama Lobo Xavier, de Guimarães, recorreu da decisão. 

O jornal continuou a publicar-se e por sentença de 05 de fevereiro o Tribunal julgou 
procedente o recurso  e sem nenhum efeito a suspensão.”



Cultura VDiário do Minho QUARTA-FEIRA, 18 de novembro de 2015

nas Forças Armadas», na qual 
se fazia um comentário a uma 
entrevista com o general Carlos 
Fabião publicada no «República» 
de 25 de outubro. 
«Diário Popular», de 15 de no-
vembro de 1974; «A Defesa», de 
21 de de novembro de 1974.

«O Raio» foi multado em 50 con-
tos. Motivo: a transcrição de um 
livro em que um desertor denun-
ciava atos que teriam sido come-
tidos por militares portugueses na 
Guiné, entre 1968 e 1969, fazendo 
afi rmações que a Comissão Ad 
Hoc para a Imprensa, Rádio e 
Televisão considerou «falsas, 
caluniosas e difamatórias». 
«Diário Popular», de 15 de no-
vembro de 1974; «A Defesa», de 
21 de de novembro de 1974.

«A Voz do Domingo» foi sus-
penso por 30 dias. Motivo: 
transcrição de «A Defesa» da 
notícia «Projeto Comunista para 
Portugal». 
«A Defesa», de 21 de de novem-
bro de 1974.

O «Clarim» foi suspenso por um 
mês. Motivo: publicação de artigos 
considerados anti-comunistas. 
«A Defesa», de 28 de novembro 
de 1974.

«Voz de Fátima», multado em 
cinco mil escudos. Motivo: 
publicação do artigo «O terço 
salvou o Brasil». 
«A Defesa», de 28 de novembro 
de 1974.

«O Vilaverdense» foi suspenso 
por 60 dias. Motivo: publicou 
em 03 de novembro de 1974 um 
artigo de Abel Guerra intitulado 
«O Leão Moribundo». Foi con-
siderado um exemplo típico de 
agressão ideológica reacionária a 
referência saudosista e elogiosa, 
em termos absurdos, ao principal 
responsável (Salazar) pela política 
ruinosa do regime deposto.

Dezembro de 1974 – O «Luta Po-
pular», órgão central do MRPP, foi 
multado em 50 contos. Motivo: 
no dia 28 de novembro publicou 
uma entrevista com «Uma mãe 
Anti-Colonialista leitora do Luta 
Popular» sob o título «O Povo 
tem que revoltar-se» e ainda o ar-
tigo «O Povo libertará os anti-fas-
cistas presos!», referente a acon-
tecimentos passados no Largo do 
Chiado em 04 de novembro.
O jornal tinha sofrido outra multa 
em 24 de outubro. «Expresso», de 
07 de dezembro de 1974.

Janeiro de 1975 – O «Jornal de S. 
Romão», de Seia, foi suspenso por 

um mês. Motivo: transcreveu o 
artigo «O terço salvou a Áustria». 
Pelo mesmo motivo e por igual 
período foi suspenso o jornal 
«Seia Católica». 
«A Defesa», 16 de janeiro de 1975.

12 de março de 1975 - O diretor 
do semanário «Liberdade», Luís 
Arouca, foi detido. Foi proibida 
a impressão do dia 14. O jornal 
deixou de se publicar.

Março de 1975 – Grupos de ele-
mentos pertencentes aos partidos 
progressistas (MDP, PCP, Sindi-
catos) tomaram as instalações 
do «Diário do Sul», em Évora, e 
impuseram nova orientação.
«Diário de Notícias», de 15 de 
março de 1975.

Agosto de 1975 – O plenário que 
expulsou os 30 jornalistas do 
«Diário de Notícias» não reu-
niu mais que escassos 25% dos 
trabalhadores (menos de 400 
em cerca de 1.400), sendo as 
decisões tomadas por não mais 
de centena e meia de participan-
tes. O plenário decorreu em clima 
de ódio, de intimidação física, 
com agressões a trabalhadores 
e ameaças constantes, até de 
morte.
O plenário foi ostensivamente mani-
pulado pelo subdiretor, José Sara-
mago, conhecido militante do PCP.
As votações foram feitas pelo 
sistema de braço ao ar. 

«O Primeiro de Janeiro», de 21 de 
agosto de 1975.

Setembro de 1975 – Despedi-
dos 24 jornalistas do «Diário de 
Notícias». Motivo: publicaram um 
jornal de luta: «Notícias dos 24». 
Houve uma manifestação a favor 
deles. 
«A Luta», de 05 de setembro de 
1975.

18 de fevereiro de 1976 – O Con-
selho da Revolução suspendeu 
«O Diabo».

«O Século»: 
Não saiu em 10 de maio de 1974, 
por decisão da Sociedade Nacio-
nal de Tipografi a, sua proprietária.
Motivo: divergências entre 
trabalhadores da empresa e a 
administração. 
«República», de 10 de maio de 
1974.

No dia 14 de fevereiro de 1975 hou-
ve um plenário de trabalhadores 
para discussão do relatório sobre 
a situação económica da empresa. 
Decidiram, entre outras coisas:
proibir à Administração a entrada 
nas instalações da Empresa;
exigir do M.F.A. a garantia do 
seu direito ao trabalho e a 
intervenção do Estado, sem pre-
juízo das formas de controlo que 
os trabalhadores desenvolvam 
sobre a produção; 
que os gabinetes da 

Administração sejam encerrados 
imediatamente sob controlo dos 
trabalhadores;
que seja suspenso o diretor do 
jornal;
que o jornalista Adelino Tavares 
da Silva ocupe interinamente o 
cargo de diretor de «O Século»;
formação de piquetes de segu-
rança.
Motivo: a empresa encontra-se 
numa situação de caos econó-
mico e a administração ameaça 
frequentemente demitir-se.
Presentes algumas centenas de 
trabalhadores.
«O Comércio do Porto», de 15 de 
fevereiro de 1975.

O Major Aventino Teixeira foi 
nomeado  administrador por 
parte do Estado para a Sociedade 
Nacional de Tipografi a, proprie-
tária de «O Século».
Os trabalhadores decidiram afastar 
a anterior administração por «má 
gestão e ambígua conduta política».

No dia 15 de novembro de 1975 
saiu o primeiro número do jornal 
de luta dos trabalhadores de «O 
Século», o jornal da maioria.

6. Saneamentos políticos

Logo após a Revolução de Abril 
de 1974 «são raros os diretores e 
mesmo os administradores (dos 
órgãos de comunicação social) 

que escapam aos saneamentos 
sob a acusação de colaboracio-
nismo com a ditadura. (…) Os 
agentes de saneamento foram 
sobretudo  «jornalistas e tipógra-
fos ligados ao Partido Comunista 
e às organizações de extrema-
esquerda».
Pedro Marques Gomes, «Os sa-
neamentos políticos no Diário de 
Notícias», pag. 300.

Trinta jornalistas  do «Diário de 
Notícias» foram suspensos por 
terem elaborado um documento 
contra o controlo social-fascista 
em vigor naquele jornal.
«Expresso» de 23 de agosto de 
1975.

No «Diário de Notícias» foram 
saneados politicamente 22 
jornalistas. Nesses saneamentos 
teve parte ativa José Saramago. 
Pedro Marques Gomes, «Sanea-
mentos políticos no Diário de 
Notícias», pag. 303, 306.

Um redator do «Diário de Lis-
boa», considerado desafeto à 
linha de orientação do jornal, 
foi ameaçado de despedimento 
pelo diretor adjunto, José Car-
doso Pires, na ausência de Ruela 
Ramos. 
«Expresso» de 15 de agosto de 
1975.

Um funcionário da Emissora 
Nacional foi suspenso por ter 
difundido a conferência de 
imprensa da lista B concorren-
te às eleições do Sindicato dos 
Jornalistas. 
«Expresso» de 15 de agosto de 
1975.

Em 02 de agosto de 1974 não 
houve em Lisboa jornais da tarde.
Motivos:
«A Capital» e o «Diário de Lis-
boa» foram suspensos por dois 
dias. O «República» foi suspenso 
por um dia. 
Os trabalhadores dos jornais sus-
pensos impediram a distribuição 
do «Diário Popular.
«Jornal de Notícias» de 03 de 
agosto de 1974.

Luís Arouca, diretor do se-
manário «Liberdade», esteve 
preso no Forte de Caxias desde 
12 de março até 30 de abril. 
Livro do Coronel Sousa e Castro, 
«Capitão de abril, capitão de 
novembro», documento 60.

O diretor de «O Amigo do Povo», 
de Coimbra, Adriano Santo, foi 
preso após o 28 de setembro. ◗

Continua no próximo número
do caderno “Cultura”

“«O Vilaverdense» foi suspenso por 60 dias. Motivo: publicou em 03 de 
novembro de 1974 um artigo de Abel Guerra intitulado «O Leão Mori-

bundo». Foi considerado um exemplo típico de agressão ideológica rea-
cionária a referência saudosista e elogiosa, em termos absurdos, ao prin-

cipal responsável (Salazar) pela política ruinosa do regime deposto.”


	30861PAG_35
	30861PAG_36
	30861PAG_37

